quinta-feira, 8 de maio de 2008

Realismo - generalidades

Momento histórico - crescimento caótico dos centros urbanos; revolução industrial; desenvolvimento das comunicações (invenção do telégrafo, inauguração do cabo submarino transatlântico em 1866), substituição dos cavalos por máquinas a vapor; o comércio e a indústria fabril; o pensamento de Marx e Engels; a publicação de Madame Bovary de Gustave Flaubert. Em Portugal a nova literatura, o realismo, a anatomia do caráter, iniciada com Eça de Queirós. Tanto na Europa com a publicação do romance de Flaubert como em Portugal com O crime do padre Amaro e no Brasil com Memórias póstumas de Brás Cubas (1881) a nova literatura despertou interesse e escândalo ao considerar o adultério parte do universo burguês.
Projeto - racionalismo: a análise objetiva da realidade, seu funcionamento e organização; descrições e informações factuais; materialismo - conseqüência natural da oposição ao sentimentalismo romântico vigente; interesse coletivo - construção das personagens de modo coerente com o contexto social, cultural, econômico e político.

Quem sou eu

Professor da UECE (adjunto) e do CMF (titular); especialista em literatura luso-brasileira (UFC) e mestre em literatura (UFC)

Saudação

Bem-vindos ao mundo da Literatura!!
Participaremos experiências no campo da arte das palavras.
Saudações,
VC
Powered By Blogger